Bulimia: um transtorno alimentar que afeta 2 milhões de pessoas no Brasil, geralmente do sexo feminino

   Os transtornos alimentares em si, trazem um efeito manada, pelo motivo de um encadear o outro, geralmente os transtornos afetam cerca de sexo feminino (92%), sendo que a maior incidência ocorreu entre os 10 e 19 anos, apresentando, em sua maioria, anorexia nervosa bulímica segundo o artigo Tratamento dos transtornos alimentares: perfil dos pacientes e desfecho do seguimento

  Bulimia, o transtorno que ocorre depois da compulsão, que vem através de métodos invasivos para que não ocorra o risco do ganho de peso e é  dividida em duas categorias que é a Bulimia nervosa purgativa que é definida pela auto-indução de vômitos e uso abusivo de laxantes e diuréticos após uma compulsão alimentar e a restritiva que é definida pela utilização de outros métodos inapropriados para compensar o episódio de compulsão, então utilizam jejuns prolongados e atividades físicas em excesso.     Os sinais e sintomas desse transtorno tem duas vertentes, a física e a psicológica,  como física tem como sinais e sintomas dor de garganta e de dentes, pele seca, hemorroidas,  refluxo gástrico crônico depois de comer, úlceras pépticas, infertilidade e etc e a psicológica é a baixa autoestima, distorção de imagem corporal, preocupação excessiva com a alimentação e calorias,  mas também existe os sinais da compulsão alimentar e dos vômitos que é geralmente o desaparecimento de grandes quantidades de comida, comer escondido, comer e em seguida ir ao banheiro com frequência, cheirar a vômito e etc.

  Em uma pesquisa informal relacionada a transtornos alimentares no Campus Guajará-Mirim do Instituto Federal de Rondônia IFRO, com a amostra de 39, da população de 67 discentes do curso integrado de Biotecnologia matutino e vespertino e os resultados foram que.

De que quando em um dia comem de forma excessiva agem de tal maneira, utilizando a restrição de refeições(jejum prolongado) para não engordar.


    Já utilizou métodos em prol do emagrecimento como laxantes, diuréticos, provocar vômitos, dietas da Internet ou recomendadas por conhecidos ou receitas caseiras.


    A bulimia é um transtorno que é encadeado por outro, que é a compulsão, em situações de estresse ou abalos emocionais, e utilizam a compulsão alimentar como válvula.


    E depois da compulsão alimentar geralmente vem os sentimentos de culpa, medo, tristeza, ansiedade, felicidade e raiva.


    Bulimia muitas vezes é desenvolvida por fatores ambientais(socias) como o meio familiar, religioso, de trabalho ou escolar através de comentários e  que causa inseguranças e assim a pessoa vai a procura de formas de emagrecimento e ficam obcecadas com o ganho de peso e buscam métodos invasivos que agridem seus corpos e os forcam a fica muito tempo sem comer.

Mas tem tratamento com auxílio médico.


Relato de uma jovem que sofreu com o transtorno Bulimia. 

    A jovem Fernanda Fahel, sofreu pro quase 10 anos com transtornos alimentares e tudo iniciou quando a jovem começou sua carreira de modelo e era cobrada frequentemente para diminuir suas medidas e ter o “corpo ideal". E afirma que "Na época tinha 98 cm de quadril e pediram que eu perdesse cerca de 10 cm. Era uma pressão horrível, chegava a ser desumano" e quando foi desfilar na famosa Fashion Week, afirma que "Vi que tudo aquilo era estranho. As modelos faziam coisas absurdas para emagrecer e o psicológico ficava bem abalado. Também tentei quase de tudo para ter a aparência para ter a aparência 'ideal' para a passarela e aguentar a pressão, só não usei droga, mas, de resto, fiz muitas coisas que colocaram minha saúde em risco."mas que com 16 anos foi diagnóstica com a anorexia nervosa e começou o tratamento, mas parou por conta própria e começou a desenvolver bulimia "Comia e corria para o banheiro. Minhas refeições sempre vinham acompanhadas do sentimento de culpa" e quando não consegui provocar os vômitos, abusava dos laxantes "Tomava escondido. Minha mãe teve que tirar as fechaduras das portas para saber o que eu estava fazendo." E para agrada sua mãe, desenvolveu compulsão alimentar, comia sem conseguir controla a quantidade "Queria agradar minha mãe, fazê-la feliz e compensar o tempo que fiquei sem comer. Não percebia que me alimentava de forma desenfreada e que estava doente novamente” mas com o problema não estava sendo tratado, Fernanda engordou e chegou a pesa 100 kg, mas buscou tratamento "Encontrei uma terapeuta certa, que me ajudou em muitos pontos. Fiz o tratamento e não desenvolvi nenhum tipo de distúrbio nesse tempo. Hoje, estou com 73 kg e saudável", diz.

POR: Keicyane Maiara Cordeiro Toledo, João Luiz guilhermitti mendes, Kauane de Melo Viana e Marcela A. Foschiera (bulimia)

 

Referências

https://zenklub-com-br.cdn.ampproject.org/v/s/zenklub.com.br/blog/saude-bem-estar/tudo-sobre-bulimia-eu-venci-a-doenca/?amp_js_v=a6&amp_gsa=1&usqp=mq331AQHKAFQArABIA%3D%3D#aoh=16204158113050&csi=1&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=Fonte%3A%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fzenklub.com.br%2Fblog%2Fsaude-bem-estar%2Ftudo-sobre-bulimia-eu-venci-a-doenca%2F 

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/11/01/ela-teve-anorexia-e-bulimia-nervosa-fiz-absurdos-para-driblar-a-fome.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ANOREXIA- A ILUSÃO DO CORPO PERFEITO

Obsessão pelo saudável: alimentação mecânica

PALESTRA COM A PSICÓLOGA E COM A NUTRICIONISTA