Bulimia: um transtorno alimentar que afeta 2 milhões de pessoas no Brasil, geralmente do sexo feminino
Os transtornos alimentares em si, trazem um efeito manada, pelo motivo de um encadear o outro, geralmente os transtornos afetam cerca de sexo feminino (92%), sendo que a maior incidência ocorreu entre os 10 e 19 anos, apresentando, em sua maioria, anorexia nervosa bulímica segundo o artigo Tratamento dos transtornos alimentares: perfil dos pacientes e desfecho do seguimento
Bulimia, o transtorno que ocorre depois da compulsão, que vem através de métodos invasivos para que não ocorra o risco do ganho de peso e é dividida em duas categorias que é a Bulimia nervosa purgativa que é definida pela auto-indução de vômitos e uso abusivo de laxantes e diuréticos após uma compulsão alimentar e a restritiva que é definida pela utilização de outros métodos inapropriados para compensar o episódio de compulsão, então utilizam jejuns prolongados e atividades físicas em excesso. Os sinais e sintomas desse transtorno tem duas vertentes, a física e a psicológica, como física tem como sinais e sintomas dor de garganta e de dentes, pele seca, hemorroidas, refluxo gástrico crônico depois de comer, úlceras pépticas, infertilidade e etc e a psicológica é a baixa autoestima, distorção de imagem corporal, preocupação excessiva com a alimentação e calorias, mas também existe os sinais da compulsão alimentar e dos vômitos que é geralmente o desaparecimento de grandes quantidades de comida, comer escondido, comer e em seguida ir ao banheiro com frequência, cheirar a vômito e etc.
Em uma pesquisa informal relacionada a transtornos alimentares no Campus Guajará-Mirim do Instituto Federal de Rondônia IFRO, com a amostra de 39, da população de 67 discentes do curso integrado de Biotecnologia matutino e vespertino e os resultados foram que.
De que quando em um dia comem de forma excessiva agem de tal maneira, utilizando a restrição de refeições(jejum prolongado) para não engordar.
Já utilizou métodos em prol do emagrecimento como laxantes, diuréticos, provocar vômitos, dietas da Internet ou recomendadas por conhecidos ou receitas caseiras.
A bulimia é um transtorno que é encadeado por outro, que é a compulsão, em situações de estresse ou abalos emocionais, e utilizam a compulsão alimentar como válvula.
E depois da compulsão alimentar geralmente vem os sentimentos de culpa, medo, tristeza, ansiedade, felicidade e raiva.
Bulimia muitas vezes é desenvolvida por fatores ambientais(socias) como o meio familiar, religioso, de trabalho ou escolar através de comentários e que causa inseguranças e assim a pessoa vai a procura de formas de emagrecimento e ficam obcecadas com o ganho de peso e buscam métodos invasivos que agridem seus corpos e os forcam a fica muito tempo sem comer.
Mas tem tratamento com auxílio médico.
Relato de uma jovem que sofreu com o transtorno Bulimia.
A jovem Fernanda Fahel, sofreu pro quase 10 anos com transtornos alimentares e tudo iniciou quando a jovem começou sua carreira de modelo e era cobrada frequentemente para diminuir suas medidas e ter o “corpo ideal". E afirma que "Na época tinha 98 cm de quadril e pediram que eu perdesse cerca de 10 cm. Era uma pressão horrível, chegava a ser desumano" e quando foi desfilar na famosa Fashion Week, afirma que "Vi que tudo aquilo era estranho. As modelos faziam coisas absurdas para emagrecer e o psicológico ficava bem abalado. Também tentei quase de tudo para ter a aparência para ter a aparência 'ideal' para a passarela e aguentar a pressão, só não usei droga, mas, de resto, fiz muitas coisas que colocaram minha saúde em risco.", mas que com 16 anos foi diagnóstica com a anorexia nervosa e começou o tratamento, mas parou por conta própria e começou a desenvolver bulimia "Comia e corria para o banheiro. Minhas refeições sempre vinham acompanhadas do sentimento de culpa" e quando não consegui provocar os vômitos, abusava dos laxantes "Tomava escondido. Minha mãe teve que tirar as fechaduras das portas para saber o que eu estava fazendo." E para agrada sua mãe, desenvolveu compulsão alimentar, comia sem conseguir controla a quantidade "Queria agradar minha mãe, fazê-la feliz e compensar o tempo que fiquei sem comer. Não percebia que me alimentava de forma desenfreada e que estava doente novamente” mas com o problema não estava sendo tratado, Fernanda engordou e chegou a pesa 100 kg, mas buscou tratamento "Encontrei uma terapeuta certa, que me ajudou em muitos pontos. Fiz o tratamento e não desenvolvi nenhum tipo de distúrbio nesse tempo. Hoje, estou com 73 kg e saudável", diz.
POR: Keicyane Maiara Cordeiro Toledo, João Luiz guilhermitti mendes, Kauane de Melo Viana e Marcela A. Foschiera (bulimia)
Referências
Comentários
Postar um comentário