ANOREXIA

Por: Amanda Melo, Antoniel, Gabrielly, Giovanna, Hadassa

Um dos transtornos alimentares que pode atingir ambos os sexos, no entanto afeta especialmente mulheres juvenis, fazendo com que tenham uma obsessão excessiva para emagrecer e obter o “corpo perfeito” – e são pessoas que você menos imagina. A taxa de mortalidade chega a alcançar 20% entre os pacientes diagnosticados. A anorexia, podendo ser chamada também de anorexia nervosa, trata-se de um transtorno alimentar que faz com que a pessoa se sinta muito acima do peso, mesmo já estando com um corpo belíssimo, logo acaba por utilizar estratégias para emagrecer utilizando laxantes, diuréticos, faz jejuns extremamente radicais, praticam exercícios físicos de uma forma exagerada (estatísticas apontam que este comportamento problemático ocorre em 40% à 80% dos diagnosticados) e a indução do vômito. Geralmente seus casos surgem mais em mulheres, pois são as mais cobradas pela sociedade, porém isto não quer dizer que os homens não são atingidos por este distúrbio, até porque as ocorrências desse distúrbio tem aumentado no sexo masculino.
https://institutoinclusaobrasil.com.br/anorexi
É caracterizada por pessoas que possuem um enorme receio em se verem gordas, fazendo assim com que estas passem a ingerir uma quantidade muito escassa de nutrientes, normalmente o paciente tem a auto avaliação e autoestima muito prejudicada e adquire a distorção de imagem, ou seja, se enxergam de uma forma diferente da realidade, mais gordas ou com mais “imperfeições”, por consequência, acaba por criar um vício mais forte voltado para o emagrecimento, diante disso faz com que a pessoa acarrete grandes problemas tanto clínicos, assim como fisiológicos. a prevalência desta doença varia entre 2% e 5% em mulheres adolescentes e adultas, a probabilidade de que estas adquiram a anorexia é de 90% à 80%. Nas mulheres surge devido ao fato de fazerem parte da mídia e publicidade da beleza, a qual foi ao decorrer do tempo, um estímulo para o estereótipo anoréxico como um corpo ideal e já nas adolescentes, ocorre por conta da pressão social que sofrem durante esta fase da vida e pelas mudanças que passam tanto fisicamente como mentalmente, já nos homens a taxa é cerca de um décimo das analisada nas mulheres. Segundo estudos são cerca de 150 mil casos por ano no Brasil, e chega a afetar 0,9% a 4% das mulheres e 0,3% dos homens.

Uma pesquisa que foi realizada com 39 dos discentes do 2°Ano do Curso de Biotecnologia do IFRO-Campus Guajará Mirim/RO, entre uma faixa etária de 14 à 19 anos, foi observado dentre as perguntas:

Mulheres e meninas com anorexia podem apresentar comportamentos de dieta em uma tentativa de alcançar um “padrão de magreza” posto pela sociedade, o ideal de magreza vigente nestas sociedades é entendido pela literatura como um dos fatores culturais centrais que contribuiriam para o aumento destes transtornos na pós-modernidade Percebe-se, então, que as práticas alimentares e os padrões estéticos corporais caminham juntos, mais do que tendência ou produto da disponibilidade alimentar, os modelos de beleza são indicativos de distinção social e sinalizadores das diferenças entre classes sociais. O final do século XX e início do século XXI são marcados pelo culto ao corpo. Há uma busca pelo corpo perfeito realizada de maneira obsessiva, transformando-se em um estilo de vida para muitas pessoas, especialmente para mulheres O preconceito contra a obesidade é muito intenso, e a magreza é ligada à imagem feminina de sucesso, perfeição competência, autocontrole e atratividade sexual. A mídia em todas as suas formas de expressão vem desempenhando, como nunca antes, papéis estruturantes na construção deste modelo, personalidades, atrizes e modelos esbeltas, com alta estatura e musculatura definida ditam o ideal corporal que "deve" ser seguido. Estudos demonstram dados preocupantes neste sentido, por exemplo, o preconceito contra a gordura acomete as crianças desde a pré-escola e mulheres com sobrepeso têm mais dificuldade em conseguir emprego e bons salários do que aquelas que estão dentro do padrão estético valorizado, assim, o seres humanos são pressionados, de diversas formas, a concretizar, no próprio corpo, o ideal corporal da cultura na qual está inserido, o corpo se tornou um dos valores mais importantes no atual momento histórico, a indústria da estética corporal é hoje um dos maiores mercados da sociedade de consumo, são muito preocupantes os dados sugeridos pelas pesquisas na área em relação ao alto grau de insatisfação corporal, aos índices de transtornos alimentares, à obesidade, a comportamentos alimentares de risco, ao uso de medicamentos anorexígenos e laxantes, entre outros, já em idade precoce acredita-se que a família, os profissionais da saúde e educadores devem estar atentos aos seus filhos, pacientes e alunos, estabelecendo continuamente um clima de diálogo, cuidado e informação no que se refere aos comportamentos de risco para o desenvolvimento de transtornos alimentares, diante disso, devem estimular e valorizar, nas crianças e adolescentes, outros valores nobres que vão de encontro a esse ideal doentio de beleza. Contudo vale lembrar que o nosso corpo é apenas uma carcaça à qual não tem importância, porque o que realmente importa e deve ser extremamente belo é o que temos dentro do nosso interior. A sociedade apenas segue um tipo de padrão o qual é totalmente desnecessário para as pessoas, pois do que adianta o ser humano ter um corpo lindo, sem supostas imperfeições e ser completamente o oposto por dentro não é mesmo?! Por isso lembre-se sempre, se todos os seres humanos fossem perfeitos e sem nenhum erro se quer, a vida não teria a mínima graça.

 

REFERÊNCIAS


https://docs.google.com/presentation/d/1VQKl_NigA5j66MmVXzx20ij_XllOhONLUWElFt6mmgo/edit#slide=id.gd072bec1fd_0_22

https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/07/16/estudo-com-dados-de-quase-17-mil-pessoas-encontra-8-mutacoes-geneticas-associadas-a-anorexia.ghtml

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/anorexia-nervosa/

https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/anorexia

https://radios.ebc.com.br/revista-brasil/2017/07/anorexia

https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/por-que-as-mulheres-sao-mais-vulneraveis-a-disturbios-alimentares/ 




 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ANOREXIA- A ILUSÃO DO CORPO PERFEITO

Obsessão pelo saudável: alimentação mecânica

PALESTRA COM A PSICÓLOGA E COM A NUTRICIONISTA