A NÃO ACEITAÇÃO DO SEU CORPO PERANTE OS PADRÕES DA SOCIEDADE
Por: Augusto Magron, Ana Clara Pegorini, João Paulo Lage, Júlia Emanuele Menacho, Letícia Karantino.
A Anorexia é uma doença que vem
do conjunto dos transtornos
alimentares e que possuem como
característica as preocupações e
inquietação persistente com a
alimentação. Está doença é um
distúrbio alimentar causado por uma
visualização distorcida do corpo da
pessoa que está afetada pela
mesma. A visão que o adoentado
tem de seu próprio corpo sempre
está de forma exageradamente
aumentada assim fazendo com que
a pessoa se veja acima do peso,
mesmo estando com o corpo ideal,
oque para ela é algo inadmissível.
Com isso, o sujeito acaba por tomar
algumas medidas com o intuito de
forçar seu emagrecimento o que por
muitas vezes acaba sendo
prejudicial a sua saúde, mas para
ele é algo necessário sendo muito
comum a prática de jejum
prolongado exercícios físicos de
forma exacerbada, o uso de
medicamentos como (laxantes,
diuréticos e pílulas de
emagrecimento), além de muitas
vezes forçar vômitos; sendo esta
última alternativa oque associa a
anorexia à bulimia. A bulimia é
também um transtorno alimentar,
porém diferentemente da anorexia,
nesta o individuo tem compulsão na ingestão de alimentos, no entanto
após a deglutição o mesmo se
arrepende e provoca de maneira
forçada o vômito com receio de
ganho de peso. Existem dois tipos de anorexia,
sendo eles o restritivo e a
compulsão purgativa. O tipo
restritivo age somente na redução
da alimentação do individuo e na
prática exagerada de exercícios
físicos. Já a compulsão purgativa
além de englobar a diminuição da
ingestão de alimentos e a alta
prática de exercícios, ela também
possui como prática a deglutição de
(laxantes e remédios para o
emagrecimento) e a autoindução de
vômitos sendo considerada de
maior risco a saúde. Os sintomas
dessa doença por sua vez são
bastante visíveis tanto na aparência
quanto nas ações desse individuo.
Esses sintomas são diversos e
temos como identifica-los, sendo eles: imagem corporal distorcida,
medo de engordar mesmo tendo um
peso ideal, limitar de forma grave a
quantidade de comida, ir ao
banheiro após as refeições,
Pensamento confuso ou lento,
Depressão, Desgaste dos músculos
e a perca de gordura corporal, entre
outros sintomas. Essa doença afeta, no brasil, muitas
pessoas de variadas classificações
como idade, gênero, aparência,
descendência e o que mais você
puder imaginar;
No brasil, muitas
pessoas de variadas classificações
como idade, gênero, aparência,
descendência e o que mais você
puder imaginar; Uma pesquisa
informacional feita com 39
estudantes do IFRO campus
Guajará-mirim com as turmas do
Segundo ano do curso de
Biotecnologia mostra que existe
cerca de 41% de probabilidade
desses alunos se sentirem inseguros com seu próprio corpo, e esse é um dos fatores aliados que podem desencadear a anorexia, logo é um risco muito grande que esses entrevistados possam desenvolver esse tal transtorno. É
um dado muito preocupante, pois
este número vem aumentando cada
vez mais ao longo do tempo. Muitas
pessoas se perguntam sobre as
causas que levam uma pessoa a
sofrer com esta doença, e várias
delas já foram apontadas como
principais agentes de causa como:
traumas de infância, bullying,
genética, Foco em estereótipos como o corpo ideal que é
determinado pela mídia e que faz
com que as pessoas sofram para
tentar se encaixar no padrão que é
imposto, como mostra neste gráfico
que possui a probabilidade de
53,8% das pessoas entrevistadas
sentir-se desta maneira. Esse quantitativo de pessoas que foram entrevistadas é a amostra da pesquisa, com 39 participantes sendo todos matriculados do Instituto Federal.
Transtornos
Alimentares: pesquisa informal Transtornos
Alimentares: pesquisa informal
Segundo o relato de um jovem
estudante, ele desde pequeno não
se enquadrava nos padrões de
beleza já determinados pela
sociedade e isso fez com que ele
sofresse psicologicamente durante
toda sua infância e começo da
adolescência. “Eu sofri bastante
devido as minhas condições físicas
desde muito pequeno e a pressão
que as pessoas punham sobre mim
por não estar no padrão que
determinava a beleza me fez ser
rebaixado e isso me trouxe vários
problemas psicológicos que
derivaram na anorexia que tive
durante um longo período da minha;
já sofria com comentários maldosos
desde pequeno e isso acabou por
acarretar uma insegurança em mim.
Apesar de me chatear, isso nunca
tinha sido tão forte quanto o dia em
que uma pessoa que era importante
pra mim falou sobre a minha
aparência de forma maldosa e isso fez desencadear todo esse
problema com a minha saúde tanto
física como mental”.
Apesar de todos os problemas que
está doença trás ao paciente e
mesmo que pareça ser um caminho
sem volta, a mesma possui
tratamento e cura. O tratamento
começara com consultas e exames
para a averiguação do estado do
paciente; após será feita a
hospitalização se necessária, se
não for preciso de internação, o
paciente já poderá fazer
acompanhamento com um
psicoterapeuta para ajudar no
processo de reversão da doença até
começar deixar de lado a negação
do seu corpo e após o ganho de
peso, nutrição e por consequência a
cura do paciente.
A anorexia é uma doença muito
difícil de ser combatida e somente
será vencida pela própria pessoa
que sofre da mesma, pois
dependerá da força que a pessoa
tem de aceitação e de
reconhecimento do estado em que
se encontra. A batalha vai ser longa
mas a vitória não tem preço. É o
recomeço de uma vida, o
renascimento daquela pessoa que
estava em uma situação crítica mas
conseguiu contornar a situação e
vencer está doença. Agora ela
poderá viver e se amar do jeito que
é e assim desfrutar intensamente da
felicidade de estar viva.
No gráfico abaixo mostra o quão preocupante é o resultado da pesquisa, sendo que 61,5% ou 24/39 dos alunos pensam diariamente sobre seu peso, que chega ser mais do que a metade dos alunos que participaram da pesquisa. Isso chega a ser preocupante, pois essas pessoas não só pensam em seu peso com frequência e sim sente muita baixo autoestima, insegurança com o próprio corpo e muitos desses problemas chegam a causar distúrbios gravíssimos. Por isso um acompanhamento com um nutricionista e um psicólogo(a) é essencial para nos ajudar a sentirmos melhores com nossos corpos e parar de pensar no nosso peso diariamente.
http://saudedebate.com.br/
https://zenklub.com.br/
https://zenklub.com.br/
https://www.minhavida.com.br/
https://brasilescola.uol.com.br/
https://www.em.com.br/
https://docs.google.com/
PDF enviados na matéria
Educação Física.
Conteúdos de Matemática e
Bioestatística.
Conteúdo de Língua Portuguesa,
Sociologia e todas as matérias
envolvidas no projeto integrador.




Comentários
Postar um comentário