A NÃO ACEITAÇÃO DO SEU CORPO PERANTE OS PADRÕES DA SOCIEDADE

Por: Augusto Magron, Ana Clara Pegorini, João Paulo Lage, Júlia Emanuele Menacho, Letícia Karantino.


A Anorexia é uma doença que vem do conjunto dos transtornos alimentares e que possuem como característica as preocupações e inquietação persistente com a alimentação. Está doença é um distúrbio alimentar causado por uma visualização distorcida do corpo da pessoa que está afetada pela mesma. A visão que o adoentado tem de seu próprio corpo sempre está de forma exageradamente aumentada assim fazendo com que a pessoa se veja acima do peso, mesmo estando com o corpo ideal, oque para ela é algo inadmissível. Com isso, o sujeito acaba por tomar algumas medidas com o intuito de forçar seu emagrecimento o que por muitas vezes acaba sendo prejudicial a sua saúde, mas para ele é algo necessário sendo muito comum a prática de jejum prolongado exercícios físicos de forma exacerbada, o uso de medicamentos como (laxantes, diuréticos e pílulas de emagrecimento), além de muitas vezes forçar vômitos; sendo esta última alternativa oque associa a anorexia à bulimia. A bulimia é também um transtorno alimentar, porém diferentemente da anorexia, nesta o individuo tem compulsão na ingestão de alimentos, no entanto após a deglutição o mesmo se arrepende e provoca de maneira forçada o vômito com receio de ganho de peso. Existem dois tipos de anorexia, sendo eles o restritivo e a compulsão purgativa. O tipo restritivo age somente na redução da alimentação do individuo e na prática exagerada de exercícios físicos. Já a compulsão purgativa além de englobar a diminuição da ingestão de alimentos e a alta prática de exercícios, ela também possui como prática a deglutição de (laxantes e remédios para o emagrecimento) e a autoindução de vômitos sendo considerada de maior risco a saúde. Os sintomas dessa doença por sua vez são bastante visíveis tanto na aparência quanto nas ações desse individuo. Esses sintomas são diversos e temos como identifica-los, sendo eles: imagem corporal distorcida, medo de engordar mesmo tendo um peso ideal, limitar de forma grave a quantidade de comida, ir ao banheiro após as refeições, Pensamento confuso ou lento, Depressão, Desgaste dos músculos e a perca de gordura corporal, entre outros sintomas. Essa doença afeta, no brasil, muitas pessoas de variadas classificações como idade, gênero, aparência, descendência e o que mais você puder imaginar;  
 No brasil, muitas pessoas de variadas classificações como idade, gênero, aparência, descendência e o que mais você puder imaginar; Uma pesquisa informacional feita com 39 estudantes do IFRO campus Guajará-mirim com as turmas do Segundo ano do curso de Biotecnologia mostra que existe cerca de 41% de probabilidade desses alunos se sentirem inseguros com seu próprio corpo, e esse é um dos fatores aliados que podem desencadear a anorexia, logo é um risco muito grande que esses entrevistados possam desenvolver esse tal transtorno. É um dado muito preocupante, pois este número vem aumentando cada vez mais ao longo do tempo. Muitas pessoas se perguntam sobre as causas que levam uma pessoa a sofrer com esta doença, e várias delas já foram apontadas como principais agentes de causa como: traumas de infância, bullying, genética, Foco em estereótipos como o corpo ideal que é determinado pela mídia e que faz com que as pessoas sofram para tentar se encaixar no padrão que é imposto, como mostra neste gráfico que possui a probabilidade de 53,8% das pessoas entrevistadas sentir-se desta maneira. Esse quantitativo de pessoas que foram entrevistadas é a amostra da pesquisa, com 39 participantes sendo todos matriculados do Instituto Federal.
                    Imagem retirada do formulário                                                                                 Imagem retirada do formulário
                Transtornos Alimentares: pesquisa informal                                                                Transtornos Alimentares: pesquisa informal

Segundo o relato de um jovem estudante, ele desde pequeno não se enquadrava nos padrões de beleza já determinados pela sociedade e isso fez com que ele sofresse psicologicamente durante toda sua infância e começo da adolescência. “Eu sofri bastante devido as minhas condições físicas desde muito pequeno e a pressão que as pessoas punham sobre mim por não estar no padrão que determinava a beleza me fez ser rebaixado e isso me trouxe vários problemas psicológicos que derivaram na anorexia que tive durante um longo período da minha; já sofria com comentários maldosos desde pequeno e isso acabou por acarretar uma insegurança em mim. Apesar de me chatear, isso nunca tinha sido tão forte quanto o dia em que uma pessoa que era importante pra mim falou sobre a minha aparência de forma maldosa e isso fez desencadear todo esse problema com a minha saúde tanto física como mental”. Apesar de todos os problemas que está doença trás ao paciente e mesmo que pareça ser um caminho sem volta, a mesma possui tratamento e cura. O tratamento começara com consultas e exames para a averiguação do estado do paciente; após será feita a hospitalização se necessária, se não for preciso de internação, o paciente já poderá fazer acompanhamento com um psicoterapeuta para ajudar no processo de reversão da doença até começar deixar de lado a negação do seu corpo e após o ganho de peso, nutrição e por consequência a cura do paciente. A anorexia é uma doença muito difícil de ser combatida e somente será vencida pela própria pessoa que sofre da mesma, pois dependerá da força que a pessoa tem de aceitação e de reconhecimento do estado em que se encontra. A batalha vai ser longa mas a vitória não tem preço. É o recomeço de uma vida, o renascimento daquela pessoa que estava em uma situação crítica mas conseguiu contornar a situação e vencer está doença. Agora ela poderá viver e se amar do jeito que é e assim desfrutar intensamente da felicidade de estar viva. 

No gráfico abaixo mostra o quão preocupante é o resultado da pesquisa, sendo que 61,5% ou 24/39 dos alunos pensam diariamente sobre seu peso, que chega ser mais do que a metade dos alunos que participaram da pesquisa. Isso chega a ser preocupante, pois essas pessoas não só pensam em seu peso com frequência e sim sente muita baixo autoestima, insegurança com o próprio corpo e muitos desses problemas chegam a causar distúrbios gravíssimos. Por isso um acompanhamento com um nutricionista e um psicólogo(a) é essencial para nos ajudar a sentirmos melhores com nossos corpos e parar de pensar no nosso peso diariamente.
REFERÊNCIAS 

http://saudedebate.com.br/
https://zenklub.com.br/
https://zenklub.com.br/
https://www.minhavida.com.br/
https://brasilescola.uol.com.br/
https://www.em.com.br/
https://docs.google.com/
PDF enviados na matéria Educação Física. 
Conteúdos de Matemática e Bioestatística. 
Conteúdo de Língua Portuguesa, Sociologia e todas as matérias envolvidas no projeto integrador.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ANOREXIA- A ILUSÃO DO CORPO PERFEITO

Obsessão pelo saudável: alimentação mecânica

PALESTRA COM A PSICÓLOGA E COM A NUTRICIONISTA