ANOREXIA- A ILUSÃO DO CORPO PERFEITO

Por: Karolyne Victoria, Adriane Abreu, Denilson Oro, Tarcísio Rodrigues, Tamires Nogueira


Um transtorno alimentar caracterizado por uma grave restrição de ingestão de alimentos. A anorexia também chamado de anorexia nervosa, é um transtorno alimentar que pode afetar pacientes de ambos sexos, principalmente em mulheres, esse transtorno tem origem psicológica que faz com que as pessoas enxerguem o próprio corpo de uma maneira distorcida, que se vê acima do peso independentemente do quão magra ela esteja. Isso induz as pessoas a terem atitudes de riscos, como dietas restritivas, abuso de exercícios físicos, indução de vomito e de medicamentos como laxantes.




A perda de peso impulsionada pelo transtorno pode ser extremamente perigosa. Podendo provocar: 
-baixas na imunidade. 
-enfraquecimento de músculos e ossos.
-arritmia cardíaca
-distúrbios psiquiátricos: ansiedade , depressão e transtorno obsessivo-compulsivo. 
-baixa alto estima
Esse transtorno causa desejos excessivos ilimitados e sem controle de emagrecer e se manter em um determinado padrão de beleza que sabemos que ainda ah um padrão de beleza imposto pela sociedade principalmente com a exposição nas mídias sociais e mesmo com as lutas pela aceitação de corpos reais isso estimula a busca pelo corpo perfeito com a barriga chapa sem gordura e livre de flacidez essa ilusão faz com que esse transtorno seja para combater essa disfunção social. 
Mas, qual é o tratamento?
 É feito por meio de medicamentos que ajudam na diminuição da ansiedade sendo que o acompanhamento psicológico é essencial para que a doença não volte a afligir o paciente. A recomendação mais adequada e sensata é restabelecer o hábito alimentar saudável, respeitando as preferências alimentares, na medida do possível, com o aumento gradativo das porções e números de refeições.

Em uma pesquisa realizada com os alunos dos segundos anos de biotecnologia do ifro campus Guajará-mirim através do site gloogle formulários de 67 alunos obtemos 39 respostas. Pessoas que pensam sobre seu peso diariamente : as frequências foram de 24 pessoas com a probabilidade de 61,5%.
Pessoas que costumam comparar seu corpo com personalidades das diversas mídias, tais como televisão,internet,revistas entre outros responderam que sim e se sentem frustrados: as frequências foram de 21 pessoas com a probabilidade de 53,8%.
Pessoas que veem sua imagem refletida no espelho como se sente em relação ao seu corpo: 
Vergonha: frequência de 10 pessoas com a probabilidade de 25,6%.
Inseguro: frequência de 16 pessoas com a probabilidade de 41% 

Como as pessoas se sentem após comer excessivamente:
Ganhar peso: frequência de 17 pessoas com a probabilidade de 44,6%. 
Culpa: frequência de 15 pessoas com a probabilidade de 38,5%.


REFERÊNCIAS

https://m.mundoeducacao.uol.com.br/amp/doencas/anorexia.htm
https://institutoinclusaobrasil.com.br/anorexia/
https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/anorexia-o-que-e-sintomas-e-tratamento/
https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/anorexia
https://zenklub.com.br/blog/saude-bem-estar/anorexia/
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obsessão pelo saudável: alimentação mecânica

PALESTRA COM A PSICÓLOGA E COM A NUTRICIONISTA