Por: Karolyne Victoria, Adriane Abreu, Denilson Oro, Tarcísio Rodrigues, Tamires Nogueira
Um transtorno alimentar caracterizado por uma grave
restrição de ingestão de alimentos.
A anorexia também chamado de anorexia nervosa, é um
transtorno alimentar que pode afetar pacientes de ambos
sexos, principalmente em mulheres, esse transtorno tem
origem psicológica que faz com que as pessoas
enxerguem o próprio corpo de uma maneira distorcida,
que se vê acima do peso independentemente do quão
magra ela esteja. Isso induz as pessoas a terem atitudes
de riscos, como dietas restritivas, abuso de exercícios
físicos, indução de vomito e de medicamentos como
laxantes.
A perda de peso impulsionada pelo transtorno pode ser
extremamente perigosa.
Podendo provocar:
-baixas na imunidade.
-enfraquecimento de músculos e ossos.
-arritmia cardíaca
-distúrbios psiquiátricos: ansiedade , depressão e
transtorno obsessivo-compulsivo.
-baixa alto estima
Esse transtorno causa desejos excessivos ilimitados e
sem controle de emagrecer e se manter em um
determinado padrão de beleza que sabemos que ainda ah
um padrão de beleza imposto pela sociedade
principalmente com a exposição nas mídias sociais e
mesmo com as lutas pela aceitação de corpos reais isso
estimula a busca pelo corpo perfeito com a barriga chapa
sem gordura e livre de flacidez essa ilusão faz com que
esse transtorno seja para combater essa disfunção social.
Mas, qual é o tratamento?
É feito por meio de medicamentos que ajudam na
diminuição da ansiedade sendo que o acompanhamento
psicológico é essencial para que a doença não volte a
afligir o paciente. A recomendação mais adequada e
sensata é restabelecer o hábito alimentar saudável,
respeitando as preferências alimentares, na medida do
possível, com o aumento gradativo das porções e
números de refeições.
Em uma pesquisa realizada com os alunos dos segundos
anos de biotecnologia do ifro campus Guajará-mirim
através do site gloogle formulários de 67 alunos obtemos
39 respostas.
Pessoas que pensam sobre seu peso diariamente : as
frequências foram de 24 pessoas com a probabilidade de
61,5%.
Pessoas que costumam comparar seu corpo com
personalidades das diversas mídias, tais como
televisão,internet,revistas entre outros responderam que
sim e se sentem frustrados: as frequências foram de 21
pessoas com a probabilidade de 53,8%.
Pessoas que veem sua imagem refletida no espelho como
se sente em relação ao seu corpo:
Vergonha: frequência de 10 pessoas com a probabilidade
de 25,6%.
Inseguro: frequência de 16 pessoas com a probabilidade
de 41%
Como as pessoas se sentem após comer excessivamente:
Ganhar peso: frequência de 17 pessoas com a
probabilidade de 44,6%.
Culpa: frequência de 15 pessoas com a probabilidade de
38,5%.
REFERÊNCIAS
https://m.mundoeducacao.uol.com.br/amp/doencas/anorexia.htm
https://institutoinclusaobrasil.com.br/anorexia/
https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/anorexia-o-que-e-sintomas-e-tratamento/
https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/anorexia
https://zenklub.com.br/blog/saude-bem-estar/anorexia/
Comentários
Postar um comentário